Drone inflável e leve revoluciona missões de busca e resgate
Um novo drone inflável e leve foi desenvolvido para missões de busca e resgate, com sua estrutura externa macia, tornando-o resiliente a impactos e colisões. O robô aéreo de corpo macio (SoBAR) possui rigidez ajustável, permitindo que ele se recupere de golpes e também possa “pousar” em áreas de difícil acesso, adaptando seu formato para se agarrar às superfícies.
Criado por uma equipe de pesquisadores da Ira A. Fulton Schools of Engineering da Arizona State University (ASU), acredita-se que o drone seja o primeiro a utilizar tecido inflável para “modular sua rigidez e absorver impactos”. “Vemos drones sendo usados para avaliar danos de grandes alturas, mas eles não conseguem realmente navegar através de edifícios desabados”, disse Wenlong Zhang, especialista em robótica da ASU. “Suas estruturas rígidas comprometem a resistência a colisões, então esbarrar em postes, vigas, tubos ou cabos em uma estrutura destruída geralmente é catastrófico. Eles não se recuperam; eles caem.”
A realização de missões de busca e resgate requer o uso de uma variedade de equipamentos, desde imagens térmicas até sensores de áudio, com drones aéreos frequentemente usados para transportar tais ferramentas pela área. A fragilidade e inflexibilidade dos designs rígidos típicos, no entanto, limitam seu uso. Com o novo design SoBAR, a equipe da ASU espera mudar isso. Em seguida, a equipe afirmou que trabalhará para maximizar a eficiência energética do robô, bem como reduzir seu impacto no ambiente ao seu redor.
“Precisamos mudar nosso foco na evitação do contato ambiental. Os drones precisam interagir fisicamente com seu entorno para realizar uma série de tarefas”, disse Zhang. “Um corpo macio não apenas absorve forças de impacto para proporcionar resistência à colisão; também oferece a conformidade do material necessária para manobras dinâmicas, como pousar.”
No futuro, Zhang afirmou que o design pode ser usado não apenas em operações de busca e resgate, mas também para monitorar fenômenos como incêndios florestais, bem como em reconhecimento militar e até mesmo na exploração da superfície de outros planetas.
“Há tantas funcionalidades possíveis com robôs aéreos macios, conformáveis e reconfiguráveis, então esperamos que nosso trabalho aqui leve a designs ainda mais inovadores e bioinspirados”, concluiu Zhang.
pedro bruno salgado
Pedro Bruno Salgado, nascido em 1981, é um profissional que tem na tecnologia e na aviação a sua grande paixão. Formado em Direito, decidiu seguir a carreira de piloto de drone, área em que atua com maestria e dedicação. Pilotar drones em diversas situações, desde o mapeamento de áreas afetadas por desastres naturais até a realização de filmagens cinematográficas. . Sua experiência e habilidade o tornam um dos principais profissionais da área, sempre buscando oferecer soluções inovadoras e seguras aos seus clientes.